Por favor, não buzine

Ando desconfiada de que os (e as) motoristas acham que estão fazendo um grande favor a nós, ciclistas, quando dão aquela buzinadinha. Mas não, não estão. Primeiro porque não é nada educado ficar buzinando por aí sem um motivo muito forte. Além do mais, quem faz isso está contribuindo para que a cidade fique mais poluída – sonoramente falando.

Pra piorar (do ponto de vista do ciclista), a buzina faz com que a gente se assuste, perca a concentração e corra o risco de cair. Talvez você nunca tenha visto isso acontecer, mas, por instantes, a sensação que tenho quando alguém buzina atrás de mim, ou do meu lado, é que eu vou me desequilibrar, por causa do susto. Também não conheço estudos relacionando quedas e buzinadas, mas, enfim, é um risco!

Já recebi várias buzinadas. E todas elas parecem querer dizer alguma coisa diferente. De modo geral, a impressão que fica é que o motorista está pensando o seguinte: “Olha só, seu ciclista, a rua é minha, a preferência é minha. Então fica ligado porque eu vou passar. Não vem pro meu lado, não. Se puder, se joga aí na calçada”. É, quase sempre, uma buzinada agressiva.

Inclusive, eu já ouvi, certa vez, após uma buzinadinha leve, que nem parecia vir de alguém tão irritado, algo do tipo: “Vai pra calçada, porra!” É isso aí, falaram palavra feia e tudo mais. Bem mal-educado mesmo. E ignorante, porque lugar de ciclista montado em sua bicicleta não é na calçada.

E tem também aquela buzinada do cara que se acha romântico. Ele ama as mulheres. As mulheres, pra esse tipo de homem, são como um objeto que deve ser admirado, um pedaço de carne num açougue, sabe como é? Enfim, eu não sei o que passa na cabeça de gente desse tipo. Não sei o que ele pensa pra achar que isso é divertido, bacana e que a mulher que está recebendo a buzinada vai ficar muito lisonjeada e feliz.

Não, não, rapazes. Saibam que isso é o pior que vocês podem fazer dentro de um carro.

Perguntinhas:

  1. Ciclista, você também se assusta e sente que está se desequilibrando quando alguém buzina do seu lado ou o problema é só comigo mesmo?
  2. Motorista, você buzina pros ciclistas? Por quê?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *