Street Films em Curitiba

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Com Caroline Samponaro and Elizabeth Press

Em fevereiro de 2009, na semana antes do carnaval, o GTH teve o prazer de receber duas visitantes especiais de Nova Iorque. Elizabeth Press (cineasta do Street Films) e Caroline Samponaro (cicloativista do grupo Transportation Alternatives) vieram para Curitiba para ver de perto como funciona o sistema viário e o transporte público da nossa cidade. Nos últimos anos, Nova Iorque tem realizado inúmeras intervenções para se tornar uma cidade mais habitável. Já conta com uma rede de 650 km de ciclovias/ciclofaixas e amplia a rede em torno de 50 km por ano, possui mais de 3000 estacionamentos instalados pela prefeitura, tem transformado alguns espaços subutilizados para serem usados como espaços de convivência e estão estudando a possibilidade de expandir suas linhas de metrô.

Ciclofaixa em Manhattan
Ciclofaixa em Manhattan

Um dos objetivos da visita é justamente reunir mais informações para ajudar na tomada decisões.  Além de mostrar as boas práticas de várias cidades ao redor do mundo, os vídeos ficam disponíveis na internet para divulgar essas mesmas iniciativas. Foram quatro dias visitando as estações tubo, linha verde, calçadão da XV e outros equipamentos públicos. Além disso, as duas tiveram longas conversas com vários especialistas e com usuários do sistema de transporte da cidade. Entre os entrevistados:

  • Antônio Miranda – Projetista, Especialista do Ministério das Cidades e Presidente da União de Ciclistas do Brasil
  • Clever Almeida – Presidente do IPPUC
  • Fábio Duarte – professor de urbanismo na PUC-PR e autor do projeto PlanMob PUC
  • Ismael Bagatin França – Engenheiro de Transportes da URBS e responsável pelo sistema de transporte público

Foram quatro dias onde tivemos a oportunidade de ver nossa própria cidade com um olhar bem diferente, além de trocar experiências. Os vídeos da Street Films devem ficaram prontos em maio de 2009.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *