O que leva e o que é levado

Carreta carregada
Carreta carregada

Sempre que saio com a minha carreta não consigo evitar de pensar sobre a relação de peso entre veículo, passageiro e carga. E isso sempre me faz pensar no aproveitamento de energia.

Quando estou apenas com a minha bicicleta, que pesa 12Kg (menos de um quinto do meu peso) consigo me deslocar gastando só 30% da energia que gastaria se eu fosse caminhando !!

Mesmo quando estou com a carreta, meu veículo ainda pesa menos de um terço do que eu e consigo me deslocar usando minha própria força! E olha que sou um cara levinho, não peso nem 70Kg.

Já levei de tudo na minha carreta, por exemplo:

  1. A compra do mês no supermercado
  2. Um gaveteiro abarrotado de livros
  3. Mudas de árvore junto com sacos de terra, pás e enxadas
  4. Alguns sacos de ração de 20Kg para gatos e cachorros
  5. Cachorros
  6. Computadores
  7. Parte da mudança do meu irmão (pilhas de livro, DVDs e CDs)
  8. E por aí vai…
Levando o cachorro
Levando o cachorro

Já transportei carga equivalente ao meu peso e o da bicicleta juntos (fui bem devagarinho, mas fui). Isso sem falar da charrete.

Por outro lado, um carro pode ter mais de vinte vezes o meu peso. E muito mais da metade da energia gasta é pra deslocar o próprio peso do veículo. Quanta energia desperdiçada !

Muitos podem alegar que um carro pode levar várias pessoas e carregar centenas de quilos. Tudo bem, até pode, mas todos sabem que a maioria dos deslocamentos são feitos apenas com o motorista levando pouquíssima coisa.

O mais engraçado é que os carros grandes (SUVs) têm sido mais e mais procurados tornando seus felizes proprietários cada vez mais dependentes de infra-estrutura, recursos e serviços. Do outro lado temos a maioria esmagadora da população que perde um precioso espaço de circulação e convivência cada vez que um carro desse “ganha” as ruas.

E você já pensou nisso…? Como se transporta? Quanto espaço ocupa? E quanta energia você gasta?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *