Terceiro Desafio Intermodal de Curitiba

O desafio intermodal(commuter’s challenge) é uma ferramenta para avaliar a eficiência dos vários sistemas de transporte disponíveis na cidade. Podemos compará-lo a um teste bastante utilizado em benchmarking de produtos e serviços. O teste de estresse. Ele consiste basicamente em submeter o objeto de estudo ao pior cenário possível. Dessa forma, é possível identificar os problemas e falhas mais graves, já que em todas as outras situações as condições serão mais favoráveis.

Portanto, o desafio não é uma competição, na medida em que os participantes não estão lutando para chegar primeiro. Estão apenas reproduzindo um comportamento cotidiano de milhares de curitibanos. A partir disso são feitas análises objetivas e subjetivas das dificuldades enfrentadas por cada participante, as características de cada um e sugestão de melhorias para o trânsito como um todo.

Uma outra forma de comparar cada modal seria analisá-los individualmente. Contudo, existem duas dificuldades básicas. É impossível fazer com que todos usem o mesmo modal simultaneamente. Além disso, o mesmo espaço é compartilhado por mais de um modal. Isso inviabiliza o estudo isolado de cada um deles.

Esse evento é realizado em várias outras cidades do Brasil (Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre) e do mundo (Nova York, Edimburgh, Manchester). Em Curitiba foram escolhidas formas representativas de deslocamento: carro, ônibus, moto e bicicleta. O pedestre também faz o trajeto para servir de referência. Veja o vídeo de um dos desafios já realizados em Curitiba.

O terceiro desafio intermodal de Curitiba será realizado no dia 1º de setembro de 2009 a partir das 18:00. A saída será da Praça Santos Andrade passando pelo campus central da PUC e finalizando nas imediações da Praça Carlos Gomes.

trajeto meramente ilustrativo
trajeto meramente ilustrativo

Este evento marca o início das atividades do mês sem carro. Acompanhe a programação atualizada nesse site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *