Ciclofaixas

Esse tipo de via promove, além do respeito pela bicicleta como meio de transporte, uma medida para acalmar o tráfego, ou seja, reduzir a velocidade dos veículos motorizados. Isso tem um efeito direto na redução de acidentes e incentiva os deslocamentos a pé e de bicicleta.

Uma faixa das vias de tráfego, destinada ao trânsito de bicicletas, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.

fonte: Wikipedia

As grandes vantagens em relação às ciclovias são baixo custo e menor necessidade de espaço viário. Sem contar que por não haver segregação com o resto do tráfego, a visibilidade não fica comprometida.

Ciclofaixa em Florianópolis
Ciclofaixa em Florianópolis

Por esses e outros motivos, ciclofaixas vem sendo implantadas em várias cidades. No Brasil, temos o exemplo de Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte , Blumenau entre outras.

Um vídeo publicado essa semana, por nossos parceiros do Street Films, mostra como as ciclofaixas estão transformando a cidade de Nova York. O vídeo está em inglês mas as imagens dizem muito. É difícil imaginar que algo como uma ciclofaixa possa ser vista de forma negativa, passível até mesmo de punição.

Pois em Curitiba, a única ciclofaixa existente foi feita pela própria sociedade civil com amplo apoio popular e divulgada para a imprensa e órgãos oficiais. Mesmo assim, a ciclofaixa foi considerada crime ambiental. E de nada adiantou os argumentos apresentados.

Esperamos o dia em que nossa cidade irá reconhecer o que é um verdadeiro crime ambiental e quem é o verdadeiro culpado que hoje em dia ainda é tratado com tapete vermelho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *