Conversa sobre mobilidade em escola pública

Alunos em ação
Alunos em ação

Na última quarta-feira estive na Escola Municipal Albert Schweitzer conversando com um grupo de aproximadamente 20 estudantes que fazem parte de um grupo de pesquisa. O tema deste ano é mobilidade sustentável e a professora Silvana entrou em contato conosco para trocar algumas ideias sobre a nossa cidade e o transporte.

Apresentação na escola Albert Schweitzer
Apresentação na escola Albert Schweitzer

O interesse inicial era saber como exigir do governo que as ciclovias na região da escola sejam reformadas e ampliadas, visto que as condições são extremamente precárias e ninguém utiliza as mesmas. Porém, após uma breve apresentação dos estudantes e do material coletado até o momento (várias entrevistas com ciclistas, visita à primeira ciclofaixa etc…) e também de alguns projetos desenvolvidos pelo GTH, a conversa tomou um outro rumo.

Alunos visitando a ciclofaixa
Alunos visitando a ciclofaixa

O debate foi guiado pelo interesse dos alunos que questionavam o que foi apresentado inicialmente e por vezes apontavam as alternativas. Falamos sobre o que significa optar por usar a bicicleta na cidade (implicações financeiras, sociais e políticas), levantamos alguns dados estatísticos sobre Curitiba, exploramos um pouco do Google Earth na lousa interativa e no final tinha uma turma animada em agitar passeios de bicicleta com seus vizinhos e colegas de classe, além de assumir a sinalização das ruas cicláveis do bairro. Teve espaço até para conversas sobre bicimáquinas utilizando materiais recicláveis para reduzir o consumo de energia.

as3

É claro que a cobrança de uma ação por parte do poder público não deve deixar de existir. Entretanto, não devemos nos sentir paralizados e incapazes de mudar nossa própria realidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *