Descanse em Paz, pacata rua Dr. Goulin

Publicamos abaixo o desabafo de um morador que perdeu sua rua para os carros. Apesar dos moradores terem sido contrários à mudança há mais de dois anos atrás, ela foi alterada sem alarde, sem consulta e sem respeito aos próprios habitantes.

Adeus Rua Dr. Goulin
Adeus Rua Dr. Goulin

Sim, sem nenhum aviso prévio e sem nenhum tipo de consulta aos moradores da rua, a prefeitura de Curitibinário alterou na madrugada de hoje o sentido da R. Dr. Goulin, tornando-a mão única no seu principal trecho, sentido centro-bairro.
Onde está esta informação? Não sei. Nenhuma mídia ainda publicou nada e muito menos está no plano diretor da Cidade. Sou morador da rua e venho acompanhando a movimentação das últimas semanas.
Nasce mais uma via rápida para os apressados motoristas da cidade. E para piorar a situação, em alguns trechos foi pintado faixa amarela em ambos os lados da pista, condendo algumas famílias a não mais receber visitas nem serviços. E como castigo, os moradores da Dr. Goulin vão receber ainda a circulação do ônibus articulado Portão-Cabral. Vão ser mais de 20 toneladas passando pela pavimentação da rua (que não recebeu nenhum tratamento) e por cima da frágil galeria pluvial da Dr. Goulin x Schiller.
É uma vitória. Vitória dos Srs. Vereadores com cérebros binários (dois neurônios apenas) que submeteram suas proposições legislativas por diversas vezes, requerendo o binário Augusto Stresser / Dr. Goulin:
“Trata-se de melhorias que facilitaram ao fluxo de veículos que hoje estão transitando somente na rua Augusto Stresser e causam engarrafamentos constantes, face solicitações de usuários da referida rua“ dizem eles.
Melhorias para os veículos que estão causando engarrafamentos a eles mesmos? Pois bem, vamos então destruir uma estreita e pacata rua, na qual raramente se vê passar um veículo. Vamos destruir uma via utilizada pelos marginalizados ciclistas da cidade para acesso ao centro, por ser rua de pouco movimento. Sinto muito ciclistas, vão ter de procurar outro lugar. Façam um desvio, façam um caminho mais comprido para chegar ao seu objetivo… peguem ônibus, afinal… por que vocês ainda insistem tanto em andar de bicicleta? Desistam de uma vez. Curitiba não merece a insistência de vocês.
Na atrasada e subdesenvolvida cidade Européia de Copenhagen, Capital da Dinamarca, há mais de 50 anos que o trânsito é orientado com prioridade para os veículos a propulsão humana e pedestres. Estes têm acesso direto ao centro da cidade, por ciclovias e calçadas amplas e sinalizadas. Quem opta por ir de automóvel deve fazer caminhos de contorno, um pouco mais compridos mas ainda assim bem planejados. Pobres dinamarqueses, eles tem muito o que aprender sobre planejamento urbano com nossa equipe do IPPUC.

Vou encerrando por aqui.
E não peço desculpas pelos comentários agressivos. Tive a intenção de agredir mesmo.
Malditos e incompetentes IPPUC e prefeitura municipal de Curitiba.
Yuri Schultz, (ex-)morador da Rua Dr. Goulin


mais fotos aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *