Um estacionamento que virou praça

Essa semana quando estava indo comprar algumas sementes e mudas vi algo que me deixou feliz.

bancos e árvores
bancos e árvores

Um estacionamento que virou espaço de convivência. Dá até pra ver as marcas amarelas das antigas vagas para carro. Mas isso não é o mais impressionante. Quando fui cumprimentar pela grande inciativa, descobri o verdadeiro motivo: “A prefeitura obrigou a gente a tirar o estacionamento”, confessou um funcionário parecendo levemente contrariado.

espaços humanos
espaços humanos

Mas o mistério foi logo explicado. A rua passou a fazer parte da área de EsTAR e não é permitido estacionamentos gratuitos na calçada. Seria realmente pedir demais que espaços como esses fossem criados por um interesse genuíno em criar espaços mais agradáveis para pedestres.

É um enfoque bem diferente do que tem sido feito em San Francisco com o programa “De Pavimento para Parque” (do original em inglês: Pavement to Park). Onde o intuito não é arrecadar mais impostos retirando a concorrência dos estacionamentos e sim efetivamente estimular o transporte sustentável e áreas de convivência dentro da cidade.

…o programa Parklets começou experimentando com espaços-piloto permitindo que comerciantes convertessem estacionamentos em espaços públicos e café ao ar livre.

Clarence Eckerson, Jr.Street Films

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *