Chegou a Carbusters 42

carbusters 42
Carbusters 42

Acabei de receber meu último exemplar da carbusters.

Este número contém um gráfico com o relatório da OMS que registra, entre outras coisas, mais de 1,2 milhão de mortes por ano em acidentes nas estradas.

No artigo “Expensive, Unhealthy, Destructive – But Still Here – Why?”, Roger Bysouth do Reino Unido tenta analisar as causas do monopólio dos carros em todo o mundo apesar de existirem provas cabais que esse modelo é responsável por um número absurdo de mortes e doenças, pela desintegração do convívio social, pela degradação do meio ambiente e de quebra causa um prejuízo financeiro incalculável. Apesar de audacioso e tocar em alguns pontos importantes, o texto é superficial. O livro “Divorce your car” traz análises históricas mais detalhadas sobre a questão.

A rede sueca Planka.nu que defende o transporte público gratuito produziu um artigo chamado “The Traffic Hierarchy”. O interessante texto mostra como todos pagamos para que poucos possam usar o carro e aponta algumas medidas para reverter a situação.

E na série sobre a conversão das cidades sem carros, é abordada a definição das primeiras regiões carfree da cidade. As ruas e entornos de pontos de ônibus são apontados como um bom ponto de partida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *