Quarta expedição Charrete-bici para Tagaçaba – PR

A nossa amiga Raquel Kerder está montando mais uma expedição. Veja o histórico das expedições anteriores:

1ª Expedição – 2008 (maio)
2ª Expedição – 2008 (feriado de setembro)
3ª Expedição – 2009 (feriado de setembro)

Para os interessados, segue abaixo mais informações da próxima jornada fornecidas pela Raquel:

Charrete bici
Charrete bici

A 4ª Expedição segue um pouco diferente:

No lugar da Carroça a “Charrete”, e rumo a “Tagaçaba” ao invés de Guaraqueçaba como das expedições anteriores.

Nível de dificuldade: Médio/Semi-Pesado

Dias 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2010

Equipamentos básicos para participar:

– Bici e capacete

– Barraca

Os custos da expedição estão basicamente envolvidos com alimentação (em partes vamos cozinhar no acampamento, o tal miojo, um arroz papado… preparar o tal sanduíche, etc – compra de mercado dividido com os integrantes, em outras podemos usufruir restaurantes locais. Estes são custos básicos.

A Expedição segue com ciclistas e uma charrete a qual é puxada pelo ciclista (no caso o próprio construtor da charrete). Os ciclistas acompanham e auxiliam na empreitada de puxar e empurrar a charrete quando necessário.

A expedição vai sair do Rancho do Carlito na Estrada das Prainhas em Porto de Cima, (Município de Morretes-PR) com destino a Tagaçaba-Pr, num percurso total de ida e volta de aproximadamente 140km.

Conforme o mapa a seguir, o trajeto de ida após a saída do Rancho do Carlito, segue até Morretes. Passando pelo município de Morretes e, após a entrada de Antonina, desvia para a PR-340 e depois pela PR-405, na altura do rio Cacatu, até Tagaçaba. A PR-405 é uma estrada de terra. O trecho de ida se estende por aproximadamente 30km asfaltados e 40 km em terra batida. O retorno será pelo mesmo caminho.

Na beira da passagem da estrada encontram-se plantações de banana, reservas preservadas, banhados com búfalos, pequenas vilas e pasto para o gado. A cada instante o cenário merece uma parada para um registro fotográfico, A PR-405 é uma estrada que corta a Mata Atlântica. O intuito da Expedição não está na velocidade, e sim em apreciar cada detalhe desta estrada tão bela. Por isso esta é uma expedição com ritmo moderado também em função do tipo de equipamento sendo levado pela bicicleta. A charrete é um diferencial da expedição bem como, um instrumento para transportar bagagens e mantimentos como alimentos, utensílios, etc.

Programação:

Início: dia 4/09

Término: dia 7/09

– Saída bem cedo do Rancho do meu Pai (Estrada das Prainhas). Ideal para quem vai nesta Expedição é ir para o rancho no dia 3/09 a noite, mas pode ser também dia 4 bem cedo, cedo mesmo.

– O objetivo é que se não chegarmos em Tagaçaba no dia 4, vamos passar uma noite no meio do caminho, em um local que possamos armar barraca e montar acampamento. Acredito que assim será –  um acampamento no meio do caminho, porque é sem dúvida uma aventura e tanto.

– Se chegarmos dia 4 em Tabaçaba, no dia 5 faremos pedaladas pela região, como a Estrada belíssima que margeia o Rio Assungui e o Mirante da Serra Negra.

– Se chegarmos em Tagaçaba dia 5, temos em mente ir um pouco além da Vila de Tagaçaba para nos instalarmos em uma pousada que é na verdade um mirante com vistas para braços de mar. Lá pretendemos montar acampamento, ou se não for muito expressivo a diária e se tiver vaga, podemos nos instalar em um quarto com cama boa, tomar banho….

– O retorno, que será pelo mesmo caminho da ida, está marcado para dia 6. A mesma questão acima, se não for possível chegar neste mesmo dia no rancho do meu Pai, vamos montar acampamento. O que está previsto é sim montar acampamento no meio do caminho da volta para concluir a Expedição no dia 7/9.

Informações adicionais:

O que vamos levar para a Expedição (até então o que lembrei de momento, pode surgir mais coisas no decorrer).

O que está marcado Ind é Individual.

Demais providenciamos “eu e meu pai”, e os gastos com comida será dividido entre o grupo (compra de mercado).

Equipamentos
Comidas (alimento) Louças Para Charrete e Bici Outros
Bici    ind Pães Panela Bomba Fósforo
Capacete  ind Leite (em pó) Chaleira Câmara reserva  ind Papel Higiênico
Barraca   ( ind ou dupla – depende dos integrantes) Açúcar Talheres Cola / Remendo Roupa, calçado, toalha de banho       ind
Coberta (ou Saco de Dormir) ind Vina Garrafão para água Chaves Material de higiene pessoal  ind
Espuma ou outro para a barraca  ind Miojo / macarrão Caneca  ind Martelo Protetor solar  ind
Liquinho Polentina Prato Facão Garrafinha pra água   ind
Lampião Sardinha Detergente/sabão Kit primeiros socorros
Velas Óleo Esponja Repelente
Camisinha para lampião Sal Abridor de Lata
Lanterna  ind Margarina Pano de louça
Cordas Frutas (mamão, laranja, maçã, etc)
Lanterna   ind Nescafé / Achocolatado
Máquina fotográfica  ind Chocolate
Pilha reserva   ind Massa de tomate
Arroz
Água
Biscoito
Sopão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *