Um dia especial – 22 de setembro de 2010

No dia 22 de setembro quando acordei, por alguns momentos eu imaginei uma cidade mais humana e agradável. Imaginei sair de casa e não encontrar carros, motos e congestionamentos. Apenas pessoas, bicicletas enchendo as ruas e ocasionalmente um ônibus indo e vindo, sem atrapalhar de forma alguma o batepapo e a tranquilidade de todos que desfrutavam da rua como um verdadeiro espaço público.

Ainda na porta de casa vi pelo menos cinco carros passando e durante o resto do dia muitos outros. Talvez mais do que o costume. Não parecia que muita coisa era diferente naquele dia. Mas ao chegar ao trabalho, pude pela primeira vez estacionar num local coberto e arejado a poucos metros da entrada e com mais 35 ciclistas aproximadamente.

A noite vi mais alguns. Algo em torno de 400 bicicletas e mais um tanto de gente junta. Homens, mulheres, idosos, bebês de colo e até alguns bichinhos de estimação. Todos numa celebração pacífica mas não passiva. Transformando por alguns breves instantes um pequeno pedaço das ruas que há pouco tempo tinha outras funções além da simples circulação.

Já no finzinho da noite, tive o privilégio de estar presente no lançamento oficial da Kuritbike. Fruto do esforço de Gustavo Carvalho que acredita que outro mundo é possível e sabe que só é possível quando se tem amigos. Junto com sua mãe e seu tio (que faz aniversário dia 22/09 e nunca tirou carteira de motorista) muitos dos amigos que fizeram parte dessa caminhada (ou melhor pedalada) estavam lá.

Eu imaginei um dia especial, e um dia especial aconteceu.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *