De bicicleta com o bebê

Esse mês a Ana Maria fez sete meses e ela ganhou dois presentes muito especiais. Seu primeiro banho de piscina ao ar livre numa chácara na Cachoeira e o prazer de ter ido e voltado de lá de bicicleta. Foram aproximadamente 12km de pura diversão e tranquilidade.

Como ela mesmo já havia falado no mês passado, ela não faz questão nenhuma de andar de carro. E como o dia estava bem bonito resolvemos ir pedalando até a chácara para uma celebração de fim de ano.

roteiro da pedalada
roteiro da pedalada

Apesar de ser um domingo de manhã no fim de ano, época e horário em que a cidade está menos motorizada, foi possível constatar como existem dificuldades para pessoas que usem transportes não-motorizados, seja por opção ou por necessidade.

Não é simplesmente um ponto de vista pessimista, não se trata de acreditar que as pessoas são mal educadas e não querem respeitar os atores mais frágeis do trânsito. Na verdade, Curitiba não tem sido construída pensando na bicicleta. Mesmo a Av. Anita Garibaldi que foi recentemente reformada não oferece condições adequadas para ciclistas.

São questões técnicas que impossibilitam que mesmo o mais bem intencionado dos motoristas aja de forma segura. Sinalização precária de ciclovias, traçado que favorece alta velocidade mesmo nas curvas, inúmeros pontos cegos – especialmente em cruzamentos, falta de continuidade nas esquinas e por aí vai.

Não é a toa que muitos não arriscam sair na rua de bicicleta, ainda mais com uma criança pequena. Apesar disso, com alguns cuidados simples é possível pedalar com segurança e tranquilidade. Nada que um pouco de experiência não resolva.

O resultado não podia ser outro. Sorriso estampado no rosto por sair de casa e poder ficar tão coladinho no papai (a gente ainda usa o sling, ainda é cedo pra cadeirinha). Foi tão tranquilo que boa parte do trajeto ela deu uma boa cochilada. Já me disseram que o barulho do motor do carro ajuda a fazer os bebês dormirem. Pode até ser, não tenho carro para testar. Mas uma coisa eu sei, o barulhinho do meu próprio motor/coração funciona muito bem com a minha filha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *