Tiro pela culatra (ou carros não tão ecológicos assim!)

Muita gente me pergunta se eu compraria um carro elétrico ou com combustível alternativo. Obviamente minha resposta é não, porque o buraco é bem mais embaixo. Ainda escreverei sobre o meu ponto de vista de forma mais detalhada, mais deixo aqui um dado sobre a Suécia, declaradamente, um dos países mais “ecologicamente corretos”.

Emissões provenientes do setor de transportes cresceram em 100.000 tons no último ano na Suécia. Trafikverket, a agência sueca de transportes (Swedish Tranport Agency – STA), informou que a aquisição de carros mais eficientes e “verdes” diminuiu a emissão de dióxido de carbono por veículo (de 164 para 151 gramas de CO2 por quilômetro rodado), mas o fato das pessoas dirigirem mais resultou no aumento das emissões.

TreeHugger

Isso não é apenas uma conjectura, é um fato consumado. Está contecendo na Suécia, um país com uma forte política a favor do “desenvolvimento verde”. Fica claro que mesmo todo o investimento em criar carros e combustíveis menos poluentes não é suficiente, pois isso apenas permite que todos possam consumir mais e mais. A pergunta não é: Como podemos crescer mais de forma sustentável? Uma pergunta  um pouco mais coerente seria: Nós precisamos continuar crescendo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *