Selo Amigo da Bicicleta

Este é um serviço de extrema utilidade. Com cada vez mais bicicletas nas ruas é essencial saber os locais onde o ciclista é bem-vindo e outros que devem ser evitados.

Lançado há poucos meses, o blog do Selo tem crescido agregando cada vez mais dicas importantes ao ciclista urbano de Curitiba.

Não pretendo converter todos a andar de bike, não pretendo que todos troquem o carro pela bicicleta, nem tenho a pretensão de resolver o problema do transporte publico e da mobilidade nas cidades. Este problema transcende o uso da bicicleta.
Esse veículo de duas rodas pode ser usado para melhorar o trânsito das cidades sem-fim. Pode também contribuir para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Pode auxiliar na ginástica diária, perder peso, sair do sedentarismo. Pode tudo isso, mas o principal é que é divertido, quase infantil.
A fim de evitar uma confusão entre a diversão e desrespeito lanço aqui o selo amigo da bicicleta, que indica os lugares que respeitam tudo que gira em torno dela.
Respeito traduz-se em reconhecer o ciclista como cidadão, tratando sem preconceitos, sem a ideia de que ciclista é tudo um bando de pé-rapado que só anda assim por que não tem dinheiro. Mesmo assim, e se for o mais pobre de todos, merece o mesmo respeito. Ainda, respeito é dar o espaço que ele precisa, respeito é, fornecer meios para que ele use a bicicleta. Respeito também é reconhecer a bicicleta como meio de transporte, por exemplo ao aceitá-las em garagens ou facilitar seu estacionamento com bicicletarios.
Assim por onde o ciclista passar e assim for reconhecido, dele ganhará um “selo amigo da bicicleta”.
Rodrigo Abagge Santiago

 

Para quem quiser saber mais, tem o blog já citado e também o mapa disponível na internet. Além da possibilidade de consultas, contribuições para o enriquecimento do mapa são muito bem-vindas.

 

Mapa do Selo Amigo da Bicicleta
Mapa do Selo Amigo da Bicicleta

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *