Estou de volta

Nas últimas semanas eu estava impedido de pedalar e até mesmo de caminhar normalmente por causa de uma cirurgia no joelho. Graças a essa experiência, eu pude refletir com maior clareza a respeito de um dos questionamento que tem habitado a minha mente já faz algum tempo:

Uma pessoa pode ser completamente livre do carro? A minha conclusão é: Não, isso é impossível!

Não é que a humanidade seja intrinsecamente dependente de transporte motorizado. Afinal de contas, muito mais de 99% da nossa história aconteceu sem que ele estivesse presente. Apenas para citar exemplos recentes: artistas como Mozart, inventores como Da Vinci, cientistas como Pasteur, revolucionários como Tolstoi e mais uma infinidade de figuras históricas viveram e floresceram antes da chegada do automóvel. Contudo, uma pessoa apenas não pode ser completamente independente do carro se ela vive num mundo dependente do carro. Sentir isso na pele foi algo extremamente liberador para mim porque fez com que me sentisse mais próximo das pessoas, estamos todos do mesmo lado.

  • Pude perceber que não preciso convencer ninguém além de mim mesmo sobre o estilo de vida carfree, mas posso pedir por isso a todos de forma sincera e sem me importar se eu for atendido ou não.
  • Pude reconhecer plenamente que estou num mundo dependente do automóvel, que eu não tenho o menor controle sobre isso e não devo jamais negá-lo, mas  o mundo ao qual pertenço é outro e nele, a escolha minha e somente minha.

Agradeço a todos vizinhos, colegas de trabalho e demais amigos que se dispuseram a me dar caronas e transportar meus pertences. Não há como expressar toda minha gratidão por estarem ao meu lado nesse momento. Devo confessar que passar todos esses dias dependendo de máquinas para poder me mover me trouxe um sentimento de incapacidade, fez-me sentir um aleijado. Foram exatos quarenta dias (do dia 15 de setembro ao dia 24 de outubro). Mas hoje minha quarentena acabou. Voltei a pedalar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *