Que bicicleta eu compro ?

Os artigos mais populares do blog são sobre como andar na cidade e especialmente qual a melhor bicicleta para comprar e usar na cidade. São os artigos mais acessados e que geram mais comentários. Contudo nem sempre é fácil responder esse tipo de pergunta. Um artigo do Bike Commuters descreve bem a questão:


Recebemos um monte de perguntas do tipo: “Qual bici devo comprar?”… UM MONTE!! Apesar de amarmos ajudar compradores a adquirir bicicletas urbanas adequadas, esta é uma pergunta muito difícil de responder, sem levar em conta várias outras questões… com dezenas de modelos de fábrica e literalmente centenas de outros modelos de bicicletas espalhados pelas lojas, não há muito o que possa ser dito, especialmente para o ciclista entusiasta iniciante.
Então, eu pensei que seria uma boa ideia disponibilizar um guia acessível para iniciantes para esclarecer alguns desses pontos. Eu não vou nomear quaisquer marcas específicas ou modelos – este não é o ponto deste exercício. Pelo contrário, a intenção deste guia é fazer com que os compradores de bicicleta reflitam sobre o que eles precisam e esperam de uma bicicleta nova.

Muitas pessoas saem em busca de uma bicicleta com apenas uma coisa em mente: o preço. O preço é importante, claro, mas é apenas um dos muitos aspectos que devem ser considerados ao escolher uma bicicleta nova; necessidades diferentes exigem características diferentes.

Geralmente, quando perguntou “qual bici devo comprar?, Eu respondo a pergunta com uma série de minhas próprias perguntas. Em nenhuma ordem particular, são elas:

  • Qual meu limite de preço?
  • Pretendo usar a bicicleta para lazer, assim como transporte?
  • Quanto tempo dura o meu trajeto?
  • Minha região é plana ou tem muita ladeira?
  • Pretendo carregar livros, compras de supermercado ou outras cargas de vez em quando?
  • Quão confortável eu estou com os vários sistemas de engrenagens e de frenagem das bicicletas modernas?

Como você pode ver, as respostas a essas perguntas ajudam a reduzir as possibilidades – uma roda fixa elegante ou uma estradeira sem marcha pode ser ótimo para deslocamentos planos e rápidos de longa distância, mas terrível para transportar mantimentos e crianças ao redor da cidade. Ao passo que um modelo robusto e desajeitado seria ótimo para fins mais práticos num cenário bem mais urbano, mas pode não ser adequado para alguns usos recreativos. Complicados sistemas de engrenagens e de frenagem pode ser assustador para o ciclista iniciante e totalmente desnecessário para alguém em um ambiente urbano plano.

Em relação ao preço máximo – seja flexível com isso. Um pouco mais de dinheiro pode significar uma bicicleta muito melhor. Se isso significa adiar sua compra por mais algumas semanas para juntar alguns trocados a mais, faça-o … mas não se esqueça que uma bici mais cara não significa uma bicicleta mais adequada para você, apenas que provavelmente tem melhor qualidade de peças e acessórios do que um modelo de menor preço.

Um dos melhores conselhos que podemos dar as pessoas que vão comprar uma nova bici é o de visitar as lojas de bicicletas da sua região. Entrando e dizendo: “Eu tenho X reais para gastar … o que você tem? é um exercício de futilidade. Mas, preparado com as respostas para as perguntas acima, você e vendendores prestativos podem identificar algo que é realmente adequado para suas necessidades. Entretanto, não pode ser uma loja local qualquer – eles devem entender suas necessidades e ser receptivo para deixá-lo experimentar modelos diferentes em várias categorias de preço. Ninguém gosta da venda difícil – Se um comerciante está tentando empurrá-lo um modelo específico que não faz tudo o que você precisa que uma bicicleta faça, provavelmente você está na loja errada e deve sair graciosamente! Visite tantas lojas quanto puder… isso vai lhe dar a oportunidade de testar e avaliar um conjunto de bicicletas diferentes (e encontrar uma loja de confiança no processo).

Um outro conselho essencial que gostaríamos de compartilhar é este: compre uma bicicleta que você deseje pedalar… confortável, bonita, cheia de recursos, seja o que for. Estar animado para andar na sua nova máquina é meio caminho andado … e é bem menos provável que você fique animado por algo que não faz você se sentir bem ou não antede suas necessidades.

Comprar uma bicicleta nova é um processo difícil, não há dúvida alguma sobre isso. Armar-se com algumas respostas e um pouco de pesquisa pessoal pode tornar a coisa toda muito mais fácil de digerir.

Publicado originalmente em inglês por Jack Sweeney.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *