Dia Mundial Sem Carro 2013

carfree-street-2
Falta pouco para o Dia Mundial Sem Carro (DMSC). Alguns encaram a data com ceticismo, achando que um dia (por ano) sem carro é muito pouco e não adianta nada. Mas a data não foi criada apenas para deixar o carro em casa no dia 22 de setembro. Quem achar que o problema está resolvido fazendo apenas isso é no mínimo “bobinho”.

carfree-street-4O DMSC é um laboratório para experimentar uma cidade com menos trânsito motorizado e imaginar alternativas mais saudáveis. Ao redor do mundo, algumas medidas implantadas num DMSC foram adotadas em caráter permanente em várias cidades. Praças e espaços públicos que foram revitalizadas para uso dos pedestres, estacionamentos de bicicleta temporários que se tornaram definitivos, interdição de ruas para o trânsito motorizado e mais tantas outras.

carfree-street-3Isso ocorre, em geral, em países que já reconheceram que as pessoas têm prioridade sobre os carros. Ainda não é o caso do Brasil, onde boa parte das iniciativas são propostas por ONGs e cicloativistas. Em Belo Horizonte a programação vai ser intensa e em São Paulo haverão as tradicionais Oficinas Mão na Roda e Café da Manhã do Ciclista. Mas já existem alguns exemplos do poder público que estão aos poucos perdendo a “timidez”, como o bicirio e a Semana da Mobilidade em Niterói:

A ideia é que, pelo menos entre os dias 21 e 28, a população encare suas bikes como principal meio de transporte. Para isso, será instalada, temporariamente, uma ciclovia que ligará a Zona Sul ao Centro, num percurso que beneficiará, principalmente, os universitários, passando pelos campus da cidade. O trecho será delimitado com cones.

O Globo

Uma das atividades promovidas pelo grupo de Bike Anjos é a Balada Bike Anjo que vai acontecer em várias cidades pelo Brasil (entre elas São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte).

balada-ba

Aqui em Curitiba não é diferente. Os gestores não irão promover ruas exclusivas para pessoas, nem oferecer nenhum incentivo para que as pessoas optem por meios de transporte não-motorizados nessa data, mas o calendário Arte Bici Mob está cheio de atividades propostas, organizadas e executadas por um grande número de voluntários.

carfree-street-1

Neste fim de semana, além do evento principal que é a Marcha das Bicicletas, vai ter o Festival Musicletada na Praça Nossa Sra. de Salete, jardinagem para crianças, arte do circo, feira de bicicleta, improviso de dança, aniversário da Kuritbike e mais um tanto de coisa…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *