Ferramenta eficiente para moderação de tráfego

Luiz_Claudio_PatricioModeração de tráfego ou tráfego acalmado (Traffic Calming) são medidas de planejamento urbano que visam reduzir a velocidade média e máxima dos veículos motorizados em circulação numa determinada área da cidade.

A premissa é que um trânsito com menos barulho e velocidade reduz as chances de acidentes graves e também estimula uma maior participação e interação de pedestres, ciclistas e demais atores mais frágeis. Isso tudo sem prejudicar a circulação em geral.

Já está comprovado que para cada fração de velocidade que se diminui, há uma redução no índice de morbidade no trânsito. E isso é algo que devemos considerar no estabelecimento de políticas públicas.

Luiz Fernando Gomes Braga
arquiteto do Ippuc

Apesar de parecer contra-intuitivo em alguns casos, existem alguns fatores que demonstram como a moderação de tráfego pode ser benéfica para todos:

  • Ao criar condições para dirigir em velocidades moderadas de forma constante, haverão menos arrancadas e freadas bruscas, permitindo que o trânsito flua e reduzindo gargalos.
  • O aumento do contato visual entre todos os atores também propicia menos pontos de conflito.
  • Ao tornar uma região mais convidativa para ciclistas e pedestres, mais pessoas irão optar por deixar seu carro em casa, tornando o trânsito mais leve sem reduzir sua capacidade.

O blog As bicicletas também tem sua sugestão:

…nas vias onde os carros andam mais devagar, dá para conviver. todos convivem no trânsito a baixa velocidade: carros, motos, ônibus, pedestres! sim, pois em vias mais lentas, os carros param nas faixas de pedestres. pois, indo mais devagar, dá para parar.

… abaixar a velocidade máxima da via é uma questão apenas de sinalização e cria a cultura da convivência.

40km/h já

Muitas medidas de moderação de tráfego são obras implantadas pelo poder público. Mas existe uma ferramenta pequena mas bastante versátil que pode ser utilizada por qualquer pessoa para acalmar o trânsito: a bicicleta.

Cada bicicleta a mais na rua torna o trânsito menos barulhento, menos congestionado e mais atraente a outros ciclistas e também pedestres. Um ciclista responsável que pedale de forma constante e assuma seu lugar na rua, em muitos casos, inibe alguns apressadinhos e evita carros colados um ao lado do outro. Quanto mais adultos, crianças e idosos pedalando, mais calmo é o fluxo no trânsito. E a possibilidade de contato visual com ciclistas certamente é muito maior do que motoristas.

No dia 30 de setembro, o IPPUC se reuniu para discutir medidas de Traffic Calming em Curitiba. Espero que comecem a ser implantadas o quanto antes.

Em Curitiba, a primeira iniciativa com o propósito de humanizar o trânsito será realizada em 2014 com a implantação de uma via calma na Avenida Sete de Setembro, no trecho compreendido entre a Rua Mariano Torres e a Praça do Japão.

Prefeitura de Curitiba

Independente disso, quem quiser contribuir com um trânsito moderado a partir de hoje é só subir na bicicleta e sair pedalando.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *