Bicicletas na infância

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Veja abaixo os cinco motivos porque é muito importante incluir a bicicleta na vida dos seus filhos o mais cedo possivel:

1. Prática de atividade física

O endocrinologista Paulo César Alves da Silva, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, considera que a obesidade infantil já atingiu índices de epidemia e alerta que crianças e adolescentes obesos terão mais probabilidade de continuarem obesos na fase adulta:

O excesso de peso em crianças e adolescentes causa mais morte que a desnutrição hoje. Os pais precisam que o médico os estimule a considerar que a obesidade é uma doença e não simplesmente uma situação estética
Obesidade entre as crianças atinge índices de epidemia no Brasil

O hábito de pedalar pode ser incorporado no dia a dia da criança e ir além da brincadeira (mas mesmo que fique só na brincadeira já é superválido). Pode se tornar parte da rotina de transporte e representar uma fonte de atividade física saudável constante.

20140920-crianca2. Desenvolvimento da autonomia

Crianças com a “perspectiva do pára-brisa” ao serem levados de carro para todos os lugares não são capazes de representar as conexões das ruas em sua própria comunidade, enquanto que crianças que se deslocam andando ou pedalando, produziram mapas altamente detalhados e precisos da sua vizinhança.

O índice de crianças que vão pedalando a escola na Holanda é altíssimo e segundo a UNICEF são também as crianças mais felizes do mundo. A independência de se deslocar por conta própria e o descobrimento e apropriação do entorno contribuem sobremaneira para a autonomia da criança.

3. Sociabilização espontânea

Nós presenciamos uma redução dramática em fatalidades. Mas presenciamos também o abandono das ruas. Os pais veem todo esse trânsito. Qual a decisão racional a ser tomada? A escolha é levá-los de carro. É um efeito bola de neve – pais dirigem mais porque tem muito trânsito, e assim geram ainda mais trânsito.
Bruce Appleyard
Doutor em Planejamento Urbano, Universidade de San Diego

20140831-familiaO maior interesse das pessoas são outras pessoas. Pedalar não só é uma atividade sociável por si só, mas também permite e favorece a interação com os demais atores do trânsito.

4. Fomento a mobilidade sustentável

Quanto mais você andar e estimular seus filhos a andarem, mais isso será algo comum e mais fácil será novas pessoas adotarem esse hábito.

5. Cidades para pessoas

Alguns países já perceberam que o ideal não é tirar todas as crianças das ruas. Mas sim criar ruas onde todas as crianças possam estar. Seja para ir aonde queiram ir, seja para usufruir do espaço público.

Trânsito e criança não combinam. Isso é algo que as pessoas entendem intuitivamente. Colisões de carros matam crianças desproporcionalmente. Tráfego pesado também inibe a brincadeira de rua. E vizinhanças com oportunidades limitadas para andar e brincar fora exibem taxas mais altas de obesidade infantil, que pode levar a sérios problemas no futuro.
City Lab

É claro que estes não são todos os motivos. Acima de tudo, é algo bastante divertido, portanto:

Saia para pedalar com seus filhos!
Uma criança inserida em um contexto familiar de prática de esportes, alimentação saudável e outros bons hábitos terá facilidade para se adaptar a esse modo de vida e manter distância da obesidade.
Patricia Dualib, endocrinologista da SBEM

20140920-cadeirinhas2

O que você está esperando?
Não existe idade mínima. Até um bebê pode sair para um passeio!
Hoje em dia, cadeirinhas são cada vez mais populares. E muita gente acredita que o próximo passo naturalmente é a bicicleta com rodinhas. Mas existe uma diversidade de alternativas.

Sério? O que eu posso fazer?
Você já ouviu falar de:

  • Bicicleta de equilíbrio
  • Sling
  • Bike-carona
  • Trail-gator
  • Trailer
  • Tandem

PRIMEIROS PASSOS COM UMA BICICLETA DE EQUILÍBRIO

Tá animado? Gostaria de saber um pouco mais sobre isso?
Participe de um encontro para crianças. Chame um bikeanjo ou dê uma passadinha no Kuritbike.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *