Chegando de bicicleta na escola

Crianças holandesas vão de bicicleta para escola aos montes. De acordo com a União de ciclistas da Holanda, do total de deslocamentos de bicicleta na Holanda, 18% são feitas para se chegar num estabelecimento de ensino: escolas, cursos ou universidades. Isso é muito mais do que os 6% de deslocamento com motivo de lazer e mais do que os deslocamentos para o trabalho (16%)!

school-grounds
Estacionamento de bicicletas para alunos de uma escola holandesa

Setembro passado houve uma notícia preocupante sobre cada vez mais crianças sendo levadas de carro para escola na Holanda. Era sobre crianças do ensino fundamental. David Hembrow já debulhou esses relatórios e pôs os números na perspectiva correta. Ele revelou que dois terços das crianças holandesas com menos de 12 anos vai para escola andando ou pedalando. Isso é um número alto, especialmente comparado aos outros países. Isso foi exatamente o que o blog Cycling Dutchman fez esta semana: comparar uma escola primária holandesa ao Reino Unido. Mas os números são ainda mais altos entre as crianças do ensino médio, com idade entre 12 e 18 anos (após disso eles se tornam universitários). Entre essas crianças, 75% vão de bicicleta para escola! Para os pimpolhos que moram menos de 5km a porcentagem chega em 84%.

Estes números são mencionados no relatório “Como as crianças vão para escola?” (2008) e são baseados no estudo nacional de transporte. Nesse relatório, os pesquisadores também perceberam que:

Especialistas de trânsito dão pouca atenção para o transporte escolar. É de uma escala relativamente baixa, dificilmente contribui para congestionamentos e consiste basicamente em transporte sustentável: é feito a pé ou de bicicleta. Mas deveria receber mais atenção justamente por causa disso: é exemplar! Como você vai para escola pode ser uma importante lição em aprender como fazer parte do trânsito de forma independente. Tanto como pedestre como ciclista. Existe motivo para preocupação: segurança de trânsito. Crianças, especialmente as mais novas, são brincalhonas e nem sempre têm a atenção necessária para os perigos do trânsito. Outro fator de preocupação é o congestionamento motorizado próximo a escolas por volta do horário de chegada e saída. Segurança de trânsito é uma preocupação do governo, porque o governo obriga as crianças a irem para escola e portanto obriga as crianças a fazer parte do trânsito.

modal_split_secundary_school-e1385570747705
Distribuição modal no ensino médio holandês

 

Além de uma boa infraestrutura, outro fator importante para que tantas crianças pedalem para escola na Holanda, é que em geral crianças holandesas moram perto de sua escola. Mais da metade de todas as crianças moram a menos de 5 km da escola e outros 38% moram a menos de 15 km. Tem algumas diferenças regionais, mas a grande maioria (mais de 90%) das crianças holandesas, moram no que é considerado uma distância ciclável da sua escola de ensino médio.

Existem mais benefícios do que a simples redução de congestionamentos e poluição, também é melhor para as próprias crianças, a atividade física reduz o risco de obesidade e as crianças que pedalam (ou andam) pra escola tem um poder maior de concentração que dura toda a manhã.

Esse vídeo é do Colégio Ds. Pierson em ’s-Hertogenbosch, que ensina em torno de 1.600 alunos entre 12 e 18 anos. Isso significa que eles não podem dirigir ainda (a idade pra tirar habilitação na Holanda é 18 anos) e a maioria também não pode conduzir moto tipo scooter (tem que ser maior que 16 anos). Não tem nada de especial nesta escola, Eu só fui lá porque fica perto da estação de trem. Desse lugar um pouco mais alto dá pra ter uma boa visão do estacionamento (um dos vários ao redor da escola). Eu fiquei no mesmo lugar que a escola tirou a foto pro website. A foto também mostra uma grande quantidade de bicicletas estacionadas. Eu filmei das 8 da manhã assim que amanheceu até pouco depois de 8h30 quando começam as aulas. Alguns chegam tarde, mas a maioria das crianças chegam na hora e estacionam a bicicleta no pátio sem afobação. O vídeo está acelerado mas tem uma beleza contida nas imagens de todas essas crianças de bicicleta. Eu não me canso de ver. Espero que você goste também!

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no blog Bicycle Dutch.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *