Pesquisa de mestrado sobre os incentivos de bike ao trabalho

banner-defesa

DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana torna pública a realização do Exame de Defesa de Dissertação do mestrando LUIS CLAUDIO BRITO PATRICIO ingressante em março de 2015. A banca ocorrerá no dia 28 de novembro de 2016, às 14 horas, no Auditório Irmão Albano, térreo da Escola de Direito da PUCPR (Bloco 5).

TÍTULO: MOBILIDADE CORPORATIVA: ANÁLISE DAS MEDIDAS DE INCENTIVO AO USO DA BICICLETA COMO TRANSPORTE AO TRABALHO EM CURITIBA-PR

RESUMO: A mobilidade corporativa é composta por um conjunto de ferramentas utilizadas para fomentar o uso de transportes mais sustentáveis no principal deslocamento urbano, o trajeto de casa para o trabalho. Ela está inserida num modelo de planejamento urbano conhecido como Gestão de Demanda de Viagens que está orientado para além da simples oferta e ampliação da estrutura viária. Uma das abordagens da mobilidade corporativa são as medidas de incentivo ao uso da bicicleta como transporte ao trabalho. Esta pesquisa avalia a influência dessas medidas de incentivo por meio de um estudo de caso múltiplo com empresas no município de Curitiba, analisando comparativamente o contexto de cada empresa sob o ponto de vista individual, corporativo e do poder público municipal. Como principal resultado da pesquisa, conclui-se que as medidas de incentivo são ferramentas úteis para promover o uso da bicicleta para o trabalho e podem surgir por meio da articulação entre o corpo de funcionários, os gestores das empresas e o poder público municipal. O planejamento e a gestão urbana podem se utilizar do conhecimento e aplicação adequada das medidas de mobilidade corporativa para reduzir o excesso de transporte motorizado individual presente nos grandes centros urbanos, minimizando os impactos negativos não apenas no trânsito, mas também nas áreas da saúde, da economia, do meio-ambiente e na área social.

PALAVRAS-CHAVE: Bicicleta. Incentivo. Gestão de demanda de viagens. Deslocamento casa-trabalho.

A Banca será composta por:

  • Presidente: Prof. Dr. Fábio Duarte de Araújo Silva (PPGTU/PUCPR – Orientador)
  • Prof. Dr. Carlos Hardt (PPGTU/PUCPR – Membro Interno)
  • Prof. Dr. Victor Andrade Carneiro da Silva (UFRJ – Membro Externo)

Curitiba, 09 de novembro de 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *